Rafael Paulino Desenvolvedor web e mobile

portfolio de Rafael Paulino desenvolvedor web e mobile

FAQ - Quanto custa fazer um site?

Postado por Rafael Paulino - terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Antes de saber quanto custa fazer um site, você precisa saber que o processo de criação de sites necessita de um planejamento e uma metodologia  para que o objetivo do site seja alcançado, não basta apenas fazer o site, você precisa saber como obter lucro com o seu site.

 

O primeiro passo é responder a duas perguntas-chave:

Qual o objetivo do meu site? (Curto/Médio/Longo Prazo). Exemplo: O objetivo a curto prazo pode ser apenas aumentar as visitas e captar e-mails para a realização de campanhas de e-mail marketing, a médio prazo a compra de um curso, produto, ou apenas um pedido de orçamento através do formulário de contato do site, a longo prazo se tornar um líder da área.

Quem é o público-alvo? Exemplo: Adolescentes na faixa dos 15-18 anos de idade, mulheres que gostam de cuidar da aparência, pessoas procurando por qualidade de vida, etc…

 

Quanto custa fazer um site?

Com essas informações você consegue ter uma ideia dos termos que o seu público-alvo digita ao fazer uma pesquisa no Google, logo em seguida você escolhe um termo e utiliza a ferramenta de palavras-chave do Google e faz uma pesquisa sobre o termo digitado, por exemplo: digitando veterinário eu tenho como termos relacionados as palavras, veterinário 24h, veterinário 24 horas, oftalmologia veterinária  ultra som veterinário, clínica veterinária, veterinário sp, etc…

 

Ou seja além de veterinário as pessoas buscam também as palavras acima, e com isso eu posso criar textos e áreas no meu site que solucionem dúvidas, ajudem as pessoas, e principalmente transforme os meus usuários em clientes e fãs do meu serviço ou produto.

O próximo passo é colocar no papel quais serão as páginas do meu site e a função de cada uma delas:

 

 

Página inicial, faz uma breve apresentação da clínica, tem links para as redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, etc… Apresenta os últimos artigos do blog.
Veterinário 24 hs, possuí um texto otimizado para o Google, falando sobre o serviço e como entrar em contato.

 

Blog, página com várias dicas ligado ao tema do site, e com promoções e cadastro de clientes.

 

Contato, página com um formulário e telefones de contato, agendamento de consultas, mapa do Google Maps, etc…

 

Agora que você já sabe o objetivo do seu site e as páginas que ele terá você pode fazer um pedido de orçamento para a criação do seu site, porém saiba que o processo de criação de um site envolve várias etapas, e normalmente as agências e profissionais cobram por hora, e essas horas são calculadas de acordo com a dificuldade do projeto, os profissionais que serão envolvidos no processo de criação e atualização do site, e o tempo em que o projeto será finalizado.

 

Eu listo abaixo as etapas de criação e atualização de um site, baseado no livro Os 8Ps do Marketing Digital ISBN: 978-85-7522-275-1:

1 – Pesquisa.
2 – Planejamento.
3 – Produção.
4 – Publicação.
5 – Promoção.
6 – Propagação.
7 – Personalização.
8 – Precisão.

 

Você também pode baixar o Mind Map com os 8Ps do Marketing Digital, e conferir o processo com mais detalhes.

 

Concluindo, fora o preço do domínio e da hospedagem (que são baratos) você ainda vai gastar com o desenvolvedor web e com os profissionais de marketing digital, porém quanto mais organizado for o seu projeto mais você poderá lucrar com o seu site, um case de sucesso é o site camisetasdahora.com onde o seu criador Marcelo Ostia hoje fatura em torno de 100 mil ao mês.

 

E aí você quer colocar a sua empresa na internet agora? Saiba quanto custa o seu site fazendo um orçamento comigo.

Créditos da imagem para: Alan Cleaver.



Rafael Paulino

Rafael Paulino: Desenvolvedor web e mobile, atua na área desde 2008, apaixonado por esportes principalmente por corrida, musculação, natação e artes marciais. PHP - jQuery - Java Script - Ajax - XHTML5 - CSS - iOS

Veja também:



Recomende 

Entre em contato